Tal como tinha prometido no post anterior que podem ver aqui , deixo-vos algumas fotos que tirei em tempo record, pois as instalações estavam prestes a fechar.
Belo recanto, de dimensões reduzidas para albergar tanta coisa bonita. Neste espaço da Oficina estão presentes antigos instrumentos ligados à sua actividade. Fiquei encantada, nunca tinha visitado um lugar de tecelagem.
Aconselho a visita a esta Vila Alentejana pequena mas muito pacata onde as pessoas nos recebem muito calorosamente.
Teares rudimentares, já centenários, onde não é possível fazer a tecelagem de tecidos largos devido às suas dimensões reduzidas.
Colete e mala em lã.
Lã branca , castanha e preta, proveniente de ovelha da raça Merina.
As mantas devido às dimensões dos teares são feitas em duas partes pelo que são unidas verticalmente.
Dobadoras
Espero que tenham gostados destes olhares !
Nunca estive em Mértola. Não tive grande oportunidade para conhecer o nosso Portugal mas estive a ver estas fotografias e as das outras publicações e deram-me as saudades do meu país! Que lindo que é! :) Obrigada pela partilha!
ResponderEliminarObrigada pelas tuas doces palavras Joana, realmente temos sítios bem bonitos no nosso Portugal, pena que nem sempre os consigamos ver.
EliminarBeijinho grande e obrigada pela visita.
Lindas imagens!!!
ResponderEliminarBjs.
Obrigada Nela pela visita e comentário.
EliminarBeijinho
Aw! Fui a Mertola no Verão e não viiii! Gostava muito, mas ainda deu para ter uma ideia aqui com as tuas fotografias!
ResponderEliminarUm beijinho dourado,
O Biquíni Dourado
Facebook
Instagram
Que pena, para a próxima tenta fazer uma visitinha nem que seja breve, acredito que vais adorar.
EliminarBeijinho grande.
Este ano passei em Mértola,mas mal deu para conhecer melhor a cidade. Estava um calor insuportável. É olha que gosto de calor.
ResponderEliminarMas agora adversárias imagens fiquei com pena de não ter passado por la. Muito obrigada pela partilha.
Beijinho grande 💕
Olá Catarina!
EliminarRealmente quando faz calor lá é terrível, eu fui lá fazer o passeio a 9.10.2016, estava mesmo muito calor dá bem para ver, o Xaile do outro post , foi posto mesmo só para as fotografias.... eheheh!
Na tua próxima visita a esta Vila não deixes de visitar, ao vivo ainda é mais gratificante, para quem gosta destas artes.
Beijinho grande.
A tecelagem é uma arte! Fico incrédula com as peças lindas que se faz! Tomara que seja uma arte que não se perca. Infelizmente essa, como tantas outras, parece-me que estão em vias de extinção. Felizmente há lugares como esse que nos mostras que ajudam a preservar e a manter viva a arte e a tradição.
ResponderEliminarRespondi lá no blog mas digo-te aqui também! Aquele bolo que publiquei não é a minha receita de bolo de natal original. É uma adaptação que fiz desse meu bolo para uma versão mais light (mas delicioso na mesma). Se eventualmente quiseres a receita do meu bolo de natal terei todo o gosto em facultar-ta. É um bolo bem mais rico, também mais calórico, mas delicioso e que quanto mais velho melhor fica! Já este que viste no blog deve ser comido fresco no primeiro e no segundo/terceiro dias. Beijinhos
Tens razão Elisabete, com o tempo esta arte vai acabar mesmo, por tudo, porque já não há quem queira aprender e porque o produto final é bastante caro, pois ali, tudo é feito manualmente.
EliminarObrigada pelo email, já vi e levei a nota, quando fizer mando-te uma foto, nada que se pareça com o teu mas, vou dar o meu melhor.
Beijinho grande e obrigada pela partilha.
Vou adorar conhecer amiga!
ResponderEliminarEspero visitar Mértola para o próximo ano!!!
Bj
Oh tão bom Gracinha, vais ver que não te vais decepcionar , adorei cada cantinho.
EliminarBeijinho grande.
Apesar de não ser um assunto que me interesse ou que tenha vontade de aprender, mas também gosto de ver estas coisinhas.
ResponderEliminarBem, tem o seu "quê" de interessante =)
Beijocas
É uma realidade não é para todos os gostos só mesmo para quem gosta desta arte, dá o devido valor.
EliminarEu aprendei um pouco desta arte na escola, por isso não fico indiferente.
Beijinho grande.
As fotos ficaram óptimas! Tenho uma paixão por teares!!
ResponderEliminarBeijinho
https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt
Muito obrigada pelo comentário, que feliz que fico que partilhes do mesmo gosto.
EliminarBeijinho grande, volta sempre.
Olá Susana
ResponderEliminarQue bom passear pela tua mão por essas instalações maravilhosas e descobrir que ainda há muita gente qe se preocupa em preservar para memória futura as nossas tradições! Obrigada por partilhares! Adoro tudo o que tem a ver com o nosso património cultural e nunca é demais divulgã-lo. Parabéns! Beijinhos da Leonor!
Oh amiga Leonor, que feliz que fico te ver por aqui.
EliminarMuito obrigada pela visita, não partilhei no outro post, por achar que já estava muito longo, mas nunca poderia ficar sem partilhar este cantinho do Museu , é muito bonito mesmo, embora tenha permanecido muito pouco tempo para o contemplar.
Beijinho grande e aguardo por ti nas novas instalações.
Apaixonante!!!!!
ResponderEliminarFico contente que partilhe do mesmo gosto que eu.
EliminarBeijinho
Que lindo e interessante! Há um espaço semelhante em Arraiolos, por isso se tiveres oportunidade visita - centro interpretativo do tapete de Arraiolos - vais adorar!! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Ana, estive há muitos anos em Arraiolos, nessas instalações onde se faziam os tapetes, daí a minha paixão pelos mesmos, mas provavelmente sofreu algumas alterações, gostava de lá voltar, sem dúvida.
EliminarBeijinho grande.
Adorei. As fotos estão muito bonitas. Acho o processo de tecelagem interessantíssimo.
ResponderEliminarbeijinhos
Avó Nina
Oh, quanta honra, finalmente o esperado comentário, estou vendo que já está de regresso a casa.
EliminarSeja bem vinda.
Realmente as fotos falam por si, é um espaço que vale apena visitar.
Beijinho grande.